Política de Privacidade na Lojas Colombo
Quando você faz uma compra ou contrata algum dos serviços da Colombo ou de outra empresa do nosso grupo, utiliza nossas aplicações online ou aplicativos móveis, entra em contato através de nossos canais de atendimento ou visita nossas lojas físicas, você nos fornece determinados dados pessoais, que são necessários para realizarmos as operações solicitadas e oferecermos a melhor experiência para você. A Colombo respeita e cuida dos seus dados, pois sabemos da importância destas informações, e prezamos pela transparência e confiança em todas as nossas relações. Por isso, apresentamos aqui a nossa Política de Privacidade, com o objetivo de explicar como os seus dados pessoais são tratados e o que fazemos para mantê-los seguros. Esta Política se aplica a todas as empresas do Grupo Colombo, incluindo a Lojas Colombo S/A - Comércio de Utilidades Domésticas, com sede na cidade de Farroupilha, estado do Rio Grande do Sul, na Rua José Achilles Colombo, nº 50, Bairro São Roque, inscrita no CNPJ sob nº 89.848.543/0001-77 e as demais empresas do grupo econômico: Crediare S/A - Crédito, Financiamento e Investimento, CNPJ 05.676.026/0001-78; Farroupilha Administradora de Consórcios LTDA, CNPJ 91.107.581/0001-10; e Colombo Motors S/A, CNPJ 11.569.686/0001-52. Na maior parte do tempo, a Colombo será a controladora dos seus dados pessoais, ou seja, a responsável por definir como será o uso e proteger suas informações. Para facilitar a leitura da Política, quando utilizarmos as expressões "Colombo", "nós" ou "nossos", estamos nos referindo às empresas do Grupo Colombo, citadas acima, e quando utilizarmos as expressões "você", "usuário", "seu" ou "sua", estamos nos referindo a você, cliente dos nossos produtos e serviços ou usuário das nossas plataformas.
Para facilitar o seu entendimento, abaixo apresentamos alguns termos e definições que podem ser úteis:
CONSENTIMENTO É a autorização que uma pessoa pode dar para o tratamento de seus dados pessoais. O consentimento deve ser uma manifestação livre, informada e inequívoca, e pode ser fornecida apenas para finalidades específicas.
COOKIES Cookies são pequenos arquivos de dados, armazenados no navegador do seu dispositivo (computador, smartphone ou tablet) e que são utilizados para melhorar a experiência de uso de sites. Eles são utilizados, por exemplo, para memorizar informações sobre a sua visita e preferências de acessos, assim como nos ajudar a entender de que forma você e os demais usuários utilizam as plataformas, para tornar a sua experiência cada vez melhor.
CONTROLADOR O controlador é a quem compete as decisões sobre o tratamento de dados pessoais. Na maior parte do tempo, ao utilizar os nossos produtos e serviços, o controlador dos dados é a Colombo.
DADO PESSOAL Dado relacionado a uma pessoa física, que seja capaz de identificá-la ou torná-la identificável. Alguns exemplos de dados pessoais são nome, CPF, RG, endereço, telefone, e-mail etc.
DADO PESSOAL SENSÍVEL É o dado pessoal sobre origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou organização de caráter religioso, filosófico ou político, dados referentes à saúde ou à vida sexual, dados genéticos ou biométricos.
ENCARREGADO O encarregado de dados é a pessoa indicada pela Colombo para atuar como canal de comunicação entre os titulares de dados, a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), as empresas do Grupo Colombo e seus fornecedores e parceiros comerciais, nos assuntos referentes à privacidade e proteção de dados pessoais. Também pode ser chamado pela sigla em inglês, DPO - Data Protection Officer.
LGPD Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018, também chamada de Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, ou simplesmente LGPD para facilitar. Esta é a lei que regulamenta o tratamento de dados pessoais, e tem como objetivo proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade das pessoas naturais.
TITULAR É a pessoa a quem se referem os dados pessoais. No caso desta política, quando falamos em titular dos dados pessoais, estamos referindo a você, cliente ou usuário de nossos produtos e serviços.
TRATAMENTO Qualquer operação realizada com dados pessoais, como por exemplo a coleta, utilização, acesso, armazenamento, compartilhamento e eliminação.
Nas nossas lojas, ao adquirir nossos produtos e serviços, ou ao navegar e utilizar os sites e aplicativos da Colombo, podemos coletar diversos dados pessoais, sejam eles fornecidos diretamente por você (como por exemplo durante o preenchimento do seu cadastro), de modo automático (por exemplo através de cookies), ou através de nossos parceiros (como quando você efetua uma compra conosco através de um outro portal). Confira abaixo quais dados pessoais podemos coletar e por quê:
CATEGORIA |
TIPOS DE DADOS |
FINALIDADES DE USO |
Dados cadastrais |
Nome, CPF, documento de identificação, endereço, e-mail, telefone, idade ou data de nascimento, gênero, estado civil, nacionalidade, naturalidade, filiação, produtos desejados e preferências de contato. |
São dados que você fornece quando realiza seu cadastro em nossos sites, aplicativos ou lojas físicas. Utilizamos estas informações para fornecer os produtos e serviços solicitados por você.
Os dados cadastrais também são utilizados para efetuar as comunicações necessárias durante nossa relação entre cliente e empresa, sempre respeitando suas preferências. |
Dados financeiros |
Dados bancários, de cartão de crédito e de pagamentos. |
Utilizamos estas informações para processar os pedidos e pagamentos feitos por você, assim como para liberação de valores quando você solicita empréstimos pessoais. |
Dados de avaliação de crédito |
Profissão, dados de contato comercial (endereço e telefone), carteira de trabalho, renda, grau de escolaridade, dados de benefício social, dados de cônjuge, referências pessoais, dados de avalista, dados de representante legal, tipo de residência, dados do produto ou bem adquirido ou financiado, score gerado por agências de crédito, capacidade de crédito e dados de Pessoa Politicamente Exposta. |
São informações utilizadas quando você solicita determinados produtos e serviços, como empréstimos e financiamentos. Utilizamos estas informações para oferecer as melhores taxas e condições para você e cumprir com algumas obrigações legais. |
Documentos e comprovantes |
Cópias de documentos como comprovante de residência, renda e dados bancários, cópia de documento de identidade, comprovante de imposto de renda, foto, assinatura e biometria facial. |
Dados utilizados para comprovação de cadastro, validação de identidade e de prevenção a fraudes. |
Dados sobre a utilização dos sites e aplicativos |
Endereço de IP, tipo de dispositivo, sistema operacional, produtos e categorias pesquisados ou visualizados, perfil de rede social, geolocalização e cookies. |
São dados necessários para cumprir obrigações legais e regulatórias, gerar estatísticas sobre o uso das nossas plataformas, monitorar a segurança dos ambientes e, eventualmente, exibir anúncios personalizados. |
Dados de monitoramento |
Imagens de câmeras de segurança. |
Podemos utilizar câmeras de segurança em nossas lojas, depósitos e centros de distribuição para garantir a segurança e integridade física de nossos clientes, colaboradores e fornecedores. |
Dados de atendimento ao cliente |
Dados dos produtos e serviços adquiridos, dados inseridos em plataformas de proteção ao consumidor (como Procon e Reclame Aqui), dados referentes a solicitações de portabilidade de crédito, comprovantes de pagamento, cópia ou extrato de faturas ou dados bancários, dados referentes ao uso do seu Cartão Colombo, boletim de ocorrência, cópias de processos judiciais, procurações, carta de próprio punho e voz. |
São dados que podem ser fornecidos por você em nossos canais de atendimento. Utilizamos estas informações para entendermos sua solicitação e auxiliar da melhor forma possível. |
A maior parte das informações pessoais que coletamos, você nos fornece diretamente, como por exemplo quando você se cadastra em nossos sites e aplicativos, ou quando visita uma das nossas lojas e informa seus dados aos nossos vendedores e consultores. Se você compra algum bem ou serviço da Colombo através de algum parceiro (como revendedores, marketplaces ou programas de fidelidade), seus dados são coletados diretamente pelo parceiro e repassados a nós. Quando você entra em contato conosco, por meio dos nossos canais de atendimento, ou quando você se relaciona conosco através das nossas redes sociais, seus dados são coletados para podermos realizar o atendimento solicitado. Algumas informações são coletadas automaticamente, através do uso de cookies, quando você navega em nossos sites ou utiliza algum de nossos aplicativos. Estes dados são relacionados à sua navegação e ao dispositivo que você está utilizando para o acesso. Quando você se conecta a serviços de redes sociais de terceiros, também podemos receber informações sobre seu usuário. Nós também podemos utilizar informações recebidas de fontes públicas ou comercialmente disponíveis, conforme permitido pela lei, que podemos combinar com outros dados fornecidos por você para confirmação de dados cadastrais, validação contra fraudes, avaliação de crédito ou cumprir com exigências legais. Estamos comprometidos com os princípios firmados na Lei Geral de Proteção de Dados, e por isso utilizamos somente os dados necessários para as operações solicitadas por você.
Quando necessário, a Colombo pode compartilhar os seus dados com as demais empresas do nosso grupo, com parceiros e prestadores de serviços ou com órgãos reguladores. Nestes casos, exigimos que os seus dados pessoais sejam utilizados estritamente em conformidade com esta Política e com a legislação vigente. Confira abaixo um resumo de como seus dados poderão ser compartilhados:
Com as demais empresas do Grupo Colombo: para cumprir com as finalidades descritas nesta política, para proporcionar experiências, produtos e serviços com condições especiais, para publicidade de produtos e serviços (sempre respeitando suas preferências), e para atender aos interesses legítimos do nosso grupo. São empresas que fazem parte do Grupo Colombo: Crediare S/A - Crédito, Financiamento e Investimento; Colombo Motors S/A; Farroupilha Administradora de Consórcios LTDA e Lojas Colombo S/A - Comércio de Utilidades Domésticas.
Com fornecedores e prestadores de serviços: para que possamos oferecer nossos produtos e serviços, contamos com a ajuda de parceiros, que poderão tratar os dados pessoais em nosso nome e de acordo com nossas instruções. Entre estes fornecedores, estão, por exemplo, empresas que hospedam nossos dados e serviços, empresas de logística e transportadoras, empresas que prestam serviços antifraudes e de proteção ao crédito, administradoras de cartão de crédito e instituições de recebimento de pagamentos, empresas de marketing e publicidade, e empresas de atendimento ao consumidor. Avaliamos cuidadosamente estes parceiros, para garantir que eles também estejam comprometidos com a segurança e privacidade de seus dados.
Com parceiros (Marketplace): quando você realiza uma compra com um vendedor parceiro em nosso Marketplace, nós compartilhamos as informações necessárias para que ele possa lhe atender nos processos de venda, entrega e pós-venda. Nossos parceiros são cuidadosamente avaliados, e observamos se estão comprometidos com a segurança e privacidade de suas informações antes de habilitá-los em nossa plataforma.
Com seguradoras: quando você contrata determinados serviços, como garantia estendida e o seguro prestamista.
Com autoridades judiciais, policiais ou governamentais: podemos fornecer dados pessoais para atender a obrigações legais ou regulatórias, cumprir ordens judiciais e determinações legais, e colaborar com autoridades em investigações envolvendo atos ilícitos, sempre que houver determinação legal para isso, de acordo com as leis vigentes.
Os dados biométricos que coletamos (sua biometria facial) são processados pela empresa Unico, para fins de identificação de fraudes e garantir que seus dados não sejam usados em tentativas de compras por terceiros. A Unico é parceira da Lojas Colombo e, assim como nós, se preocupa com a segurança dos seus dados. Saiba mais no Portal de Privacidade da UNICO. Quando você contrata o Cartão Colombo, o serviço é processado pela nossa parceira FIS Brasil, seguindo regras rígidas de segurança e privacidade de dados. Saiba mais no Portal de Privacidade da FIS Brasil.
Para fornecer a melhor experiência de compra possível, as ofertas em destaque em nossa loja virtual são personalizadas de acordo com suas preferências, seu histórico de navegação em nossa loja virtual e suas experiências prévias de compra conosco. Estas informações são processadas pelo nosso parceiro Next Target, sob nossa supervisão, e cumprindo com rigorosas exigências de segurança e privacidade.
A Colombo irá armazenar seus dados durante o período em que você for nosso cliente e pelo tempo que for necessário para cumprir com as finalidades pelos quais foram coletados, como para fornecer a você nossos produtos e serviços (incluindo garantias e suporte pós-venda, quando aplicável), cumprir com nossas obrigações legais, resolver disputas, entre outras, desde que fundamentadas em justificativas legais. Você tem garantido o direito de solicitar a eliminação dos seus dados pessoais, conforme item "Quais são os direitos dos titulares dos dados?" desta Política. Porém, mesmo quando você solicitar esta eliminação, a Colombo poderá reter alguns dados por períodos adicionais para cumprir com as finalidades acima.
Alguns dados pessoais poderão ser transferidos para outros países, como por exemplo quando utilizamos serviços de processamento ou armazenamento em nuvem, ou quando transferimos seus dados para determinados parceiros e fornecedores. Mesmo quando seus dados são transferidos para outro país, as leis brasileiras relacionadas à proteção dos seus dados (incluindo a LGPD) continuam sendo seguidas. Além disso, realizamos estas transferências de forma segura e observando as melhores práticas de mercado, sempre buscando garantir os direitos de privacidade e proteção dos seus dados pessoais.
A confiança é o segredo de um relacionamento duradouro. Estamos comprometidos em manter seus dados seguros, para que você possa comprar nossos produtos e serviços com total tranquilidade e segurança. A Colombo adota as melhores práticas e possui políticas e procedimentos para fornecer a maior segurança possível, buscando prevenir todos os dados contra acessos indevidos, divulgação, comunicação não autorizada ou perda. Nós temos um programa de governança e privacidade de dados e adotamos diversas medidas administrativas, como o treinamento de nossos colaboradores e avaliação de terceiros e fornecedores. Armazenamos os dados em ambiente seguro e controlado, em data centers no Brasil e no exterior. No caso de armazenamento fora do Brasil, adotamos todas as medidas legais necessárias para garantir que os dados estejam em conformidade com a LGPD e outras regulamentações, garantindo a privacidade e proteção dos seus dados pessoais. Entendemos sua preocupação com dados fornecidos para compras pela Internet, e reforçamos que nossos sites e plataformas virtuais são ambientes seguros, garantidos por certificadoras digitais, o que significa que todas as informações trafegam de forma criptografada entre o seu navegador e nossos servidores. Temos, também, diversos controles antifraude e de verificação de dados para garantir a segurança das suas compras. A Colombo está empenhada em proteger seus dados, porém reforçamos que nenhuma plataforma é completamente segura. Assim como qualquer outro canal digital, estamos sujeitos a tentativas de fraudes e utilização indevida de dados, principalmente quando as ações e processos não dependem só de nós. Caso você suspeite de que seus dados estejam em risco ou sendo utilizados de forma indevida, entre em contato para que possamos auxiliar da melhor forma possível. Além disso, contamos que você siga as dicas e orientações da próxima seção. Seu papel na proteção dos dados é fundamental!
Você também é responsável pela segurança dos seus dados, e deve colaborar com esta política seguindo algumas dicas simples:
Procure utilizar senhas fortes, utilizando letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais.
Evite utilizar como senha datas, palavras simples e informações de fácil acesso (por exemplo, nome do seu pet), e lembre de alterar a senha regularmente.
Não utilize a mesma senha em mais de um local.
Não compartilhe sua senha e outros dados com terceiros.
Evite acessar os nossos sites em computadores públicos ou compartilhados. Caso precise acessar desta forma, não utilize o recurso de lembrar a senha do seu navegador, e não esqueça de sair da sua conta clicando em "Sair" antes de deixar o site.
Ao utilizar redes sem fio públicas ou gratuitas, você corre o risco de ter suas informações interceptadas, mesmo quando utilizamos recurso de criptografia para a troca de informações. Evite informar sua senha ou dados sensíveis, como números de cartão de crédito, neste tipo de rede.
Jamais iremos solicitar que você nos encaminhe sua senha de acesso ou outras informações confidenciais por e-mail ou WhatsApp.
Você é responsável pela precisão e veracidade dos dados que informa para a Colombo. Por isso, procure conferir suas informações e certifique-se de que estão corretas em seus cadastros. Sempre que identificar informações incorretas, incompletas ou desatualizadas, você pode realizar a alteração ou entrar em contato conosco para auxiliarmos nesta tarefa.
A LGPD tem o objetivo de proteger os direitos fundamentais de liberdade e privacidade das pessoas, e por isso traz aos titulares uma série de direitos relacionados a seus dados pessoais. São eles:
Confirmação: Você pode solicitar à Colombo a confirmação se tratamos seus dados pessoais ou não.
Acesso: Caso a Colombo trate seus dados pessoais, é possível solicitar uma cópia dos dados que temos relacionados a você.
Correção: Sempre que seus dados estiverem incompletos, inexatos ou desatualizados, é possível solicitar que sejam corrigidos.
Portabilidade: Você pode solicitar à Colombo o fornecimento seus dados em formato estruturado para facilitar sua transferência a outro fornecedor. A portabilidade de dados pessoais ainda depende de uma regulamentação específica pela Autoridade Nacional, mas estamos atentos a qualquer atualização e comprometidos a seguir as orientações da ANPD para atender aos seus direitos.
Eliminação: Você pode nos solicitar a anonimização, bloqueio ou eliminação de seus dados, quando eles forem desnecessários, excessivos ou estiverem em desacordo com a lei e com esta política.
Compartilhamento: Você tem o direito de saber com quais entidades e em quais situações a Colombo compartilha seus dados.
Informação e revogação do consentimento: Quando realizarmos o tratamento de dados pessoais com o seu consentimento (ou seja, mediante sua autorização expressa), é seu direito receber informações claras sobre a possibilidade e as consequências de não fornecer o consentimento. Da mesma forma, a qualquer momento você poderá revogar (ou seja, retirar) o seu consentimento, de forma facilitada. Você pode controlar a maior parte das atividades baseadas em seu consentimento gerenciando as preferências em nossos sites e aplicativos, na área relacionada a seus dados pessoais.
Revisão de decisões automatizadas: Eventualmente, a Colombo poderá realizar análises automáticas com seus dados, como por exemplo para decisões relacionadas à concessão de crédito e nos controles de prevenção a fraudes. Sempre que necessário, você poderá manifestar seu ponto de vista, solicitar a revisão destas decisões e as informações a respeito dos critérios e procedimentos utilizados, resguardando os segredos comerciais da Colombo.
Atenção: Quando você entra em contato para exercer um dos direitos acima, precisamos garantir que a solicitação foi realmente feita por você. Por isso, podemos solicitar algumas informações complementares para comprovar sua identidade, como documentos ou fotos. Se isso acontecer, é importante que você responda dentro dos prazos informados e de forma completa, caso contrário poderemos não conseguir atender à sua solicitação. Também esclarecemos que, para cumprir obrigações legais e de prevenção a fraudes, poderemos manter alguns dados pessoais referentes ao atendimento das suas solicitações, mesmo quando você solicitar a eliminação completa de seus dados.
Sempre que tiver alguma dúvida sobre a Política de Privacidade, acredita que seus dados pessoais foram utilizados de forma incorreta ou quiser exercer algum dos seus direitos como titular, você pode entrar em contato conosco através dos nossos canais de atendimento, disponíveis em nossa Central de Suporte. Nosso encarregado de dados também está à disposição, podendo ser contatado diretamente pelos canais abaixo:
Encarregado de dados Fernando Ariotti
E-mail do encarregado dpo@colombo.com.br
Endereço para correspondência Av. Veneza, 1033, bairro São Roque. CEP 95176-053 Farroupilha/RS
A Política de Privacidade foi atualizada pela última vez em 29 de setembro de 2023. Para acompanharmos todas as mudanças que ocorrem no mundo, buscando a melhor experiência para você e nos mantermos em conformidade com nossos valores e diretrizes, podemos atualizar ou modificar esta política a qualquer tempo. Por isso, recomendamos que você visite esta página com frequência. Nós prezamos pela transparência, por isso, caso realizemos alguma mudança significativa, fique tranquilo que iremos informar através dos nossos canais de comunicação.