Você com certeza já viu animais albinos, seja na TV ou em zoológicos. Entre os mais comuns estão os leões, tigres, girafas e outros animais selvagens. Mas você sabia que essa condição também pode atingir os pets, principalmente cães e gatos? Para te ajudar a entender melhor sobre o albinismo, fizemos um texto com todas as informações que você possa precisar para identificar e cuidar do seu companheiro com essa condição. Confira!
O que é o albinismo?
O albinismo é uma condição genética presente nas pessoas e também nos animais e se caracteriza pela incapacidade do organismo produzir melanina, a substância responsável por dar cor à pele, cabelo e olhos.
Apesar de presente em cães e gatos, o albinismo não é tão comum nessas espécies de forma natural, ou seja, a maioria dos animais com essa condição são resultado da intervenção humana, que altera a genética do animal para conseguir a pelagem branca e olhos claros, o que atrai muitas pessoas a comprá-los.
Como identificar o albinismo em animais?
Só porque a pelagem do seu cão ou gato é branca, não significa que ele é albino. Para identificar animais que possam ter albinismo, você precisa observar alguns pontos:
- Pelagem: animais albinos tem a pelagem totalmente branca, sem nenhum tipo de mancha de outras cores.
- Olhos: os olhos desses animais também costumam ser bastante claros, principalmente azuis, verdes e cinzas, e em gatos é comum que animais albinos tenham heterocromia, ou seja, um olho de cada cor.
- Focinho, lábios, pálpebras, almofadas das patas e orelhas: por não produzirem melanina, todas essas partes do corpo do animal costumam também ser brancas ou rosadas. Então se o seu companheiro tem pelo branco e focinho e as almofadinhas da pata que não são rosadas, ele não é albino.
Cuidados com animais albinos
Por conta dessa condição genética, cães e gatos albinos precisam de cuidados especiais. Em primeiro lugar, é preciso tomar muito cuidado com a exposição deles ao sol, já que pela ausência de melanina, eles estão mais sujeitos à ação do sol em suas peles, o que pode levar ao desenvolvimento de queimaduras e até câncer de pele. Por isso é importante evitar passeios em momentos de muito sol e também aplicação de protetor solar indicado pelo veterinário para evitar complicações.
A claridade também pode ser prejudicial para os animais albinos e afetar os olhos deles. Com isso, abrigue-o em horários de muita claridade, e dentro de casa lembre-se de comprar luzes com menor taxa de iluminação para não prejudicá-lo quando ele estiver dentro de casa.
E outro cuidado extremamente importante para o cão e gato albino é a visita frequente ao consultório veterinário. O ideal é que o check up aconteça a cada seis meses, para o veterinário poder avaliar a saúde do seu companheiro e evitar o aparecimento de doenças, principalmente a surdez e doenças de pele, que são muito comuns em animais com essa condição.
Agora que você já sabe quais as características e os cuidados necessários ao ter um animal albino, se você precisar de algum item para fazer a vida do seu companheiro ainda mais feliz e saudável, basta acessar o nosso departamento de Pets na Lojas Colombo.