Quem tem cachorros sempre quer fornecer a melhor comida para eles crescerem de forma saudável. E alguns tutores optam pela alimentação natural para pets, mas nesse caso é preciso ficar bem atento, já que existem vários alimentos que não podem, de jeito nenhum, ser oferecidos aos cães, já que podem gerar problemas de saúde e em casos extremos até a morte do companheiro.
Quer conhecer mais sobre o assunto para também evitar oferecer essas comidas aos seus animais? Então continue lendo e confira nossa lista dos alimentos proibidos para cachorros.
Chocolate
A maioria das pessoas já sabe que o chocolate é proibido na dieta dos cães. A culpa disso é a substância teobromina, que ingerida mesmo que em poucas quantidades podem causar vômito, diarreia e em casos mais graves convulsão e intoxicação.
Abacate
A Persina é a substância responsável pela proibição, já que ela está presente em todas as partes da fruta e pode causar desarranjos intestinais no seu companheiro.
Carnes cruas
Oferecer carnes cruas pode fazer bastante mal para o seu animal, principalmente ao aumentar a exposição e contaminação por bactérias como a Salmonela e a E.Coli. Por conta disso, deve ser mantida fora da dieta dos cães.
Ossos
Muita gente tem o hábito de dar ossos de galinha e de outros animais depois que terminamos de consumi-los, mas eles podem ser bastante prejudiciais para o seu companheiro. Eles normalmente são os responsáveis por lesões nos dentes e garganta, podendo até mesmo causar problemas estomacais e hemorragia caso um pedaço do osso fique preso à parede do estômago.
Uva e uva passa
Essa é a prova que nem todas as frutas fazem bem para os peludos. O consumo de uva, seja na sua forma natural ou passa, pode causar insuficiência renal nos cachorros e vômitos.
Macadâmia
A macadâmia tem uma substância, ainda desconhecida, que pode afetar os músculos, o sistema digestivo e o sistema nervoso dos cães e, mesmo que consumida em pequenas quantidades, pode envenenar o seu companheiro e levá-lo à morte.
Alho e cebola
Esse é o tempero escolhido para a maioria das refeições que fazemos, mas podem ser bastante prejudiciais para os nossos amigos de quatro patas. Isso porque esses alimentos fazem com que as células vermelhas do sangue se destruam, causando anemia no animal.
Frutas com sementes
As frutas estão entre os alimentos considerados saudáveis para os cachorros, mas é importante lembrarmos de evitar aquelas com sementes, como o pêssego, o caqui e a ameixa, já que elas possuem sementes que podem causar inflamações e obstruções no intestino delgado do animal.
Cogumelos
Eles possuem várias substâncias tóxicas que podem levar à insuficiência renal e hepática, dor na barriga, vômito, diarreia, alucinação, convulsão e em casos mais extremos até a morte.
Leites e derivados
O leite só é necessário para os mamíferos enquanto eles ainda são filhotes, e o seu consumo na vida adulta pode causar vários problemas como diarreia, pedra nos rins e problemas no sistema digestivo.
E lembre-se: se tiver qualquer dúvida sobre a alimentação, sempre consulte um veterinário, já que ele é a pessoa mais indicada para indicar a dieta adequada para fornecer uma vida longa e saudável ao seu companheiro.
Para mais dicas e textos sobre cuidados com pets, é só navegar no Blog Colombo. Além disso, você também encontra tudo o que precisa e muito mais em nossa loja online, no departamento de Pets.