Ler é uma das melhores coisas para exercitar a imaginação, não concorda? Quando estamos lendo, sentimos como se fizéssemos parte da história contada pelo autor, levando em conta o nosso envolvimento. Nesse sentido, neste post você verá os livros que todo mundo deveria ler.
Em primeiro lugar, ler aumenta o conhecimento, ajuda a desenvolver a capacidade de aprendizado, a escrever melhor, com mais coerência, aperfeiçoando a ortografia e aumentando o nosso senso crítico.
Seja como for, é muito bom ler uma história envolvente e que traz algum aprendizado para a vida. lembre-se sempre que livros podem mudar uma vida, tanto no âmbito profissional como também pessoalmente. Confira a lista abaixo:
1. O Pequeno Príncipe – Antoine de Saint-Exupéry
Qual seria sua atitude se o seu avião caísse em um deserto e ali encontrasse uma criança frágil? Em primeiro lugar, isso aconteceu com um piloto. Quando o caos atinge o local, o homem e o menino passam a repensar os valores da vida como amor, amizade, solidão e da perda da inocência. Essa história sensível, emocionante e até muitas vezes triste, foi escrita não apenas para crianças, mas para qualquer adulto, que anseia em refletir sobre os acontecimentos da vida. Apesar de ter sido escrita em 1943, a obra é atemporal e levanta questões que permeiam o coração do homem até os dias de hoje. A frase a seguir, retirada do livro, traduz bem o conteúdo do livro:
“É bem mais difícil julgar a si mesmo do que julgar os outros. Se conseguir julgar a si mesmo, provará que é um verdadeiro sábio.” Enfim, leia o livro e se esbalde
2. Romeu E Julieta – William Shakespeare
Não há como falar em clássicos da literatura e não lembrar do famoso Romeu E Julieta de William Shakespeare, não é verdade? A obra relata a história de duas famílias rivais: os Capuleto e os Montecchio. Eles se envolviam constantemente em conflitos, um contra o outro, por conta de desavenças do passado. No entanto, dessa guerra, por muitas vezes, sangrenta, nasce um amor improvável, o de Romeu e Julieta. Pertencente a essas duas famílias, o jovem casal, busca de todas as maneiras ficar unido, apesar dos obstáculos colocados pelo ódio. A história dos dois ensina que o verdadeiro amor ultrapassa barreiras de confrontos e brigas. O final dessa história surpreenderá você. Está curioso? O que está esperando para devorar essa obra? Bora lá.
3. 1984 – George Orwell
Já imaginou viver em um lugar vigiado por inúmeras câmeras, tirando completamente sua privacidade? Em “1984”, George Orwell, conta o enredo de uma ditadura totalitária, vivida em Londres, na Inglaterra. No local, o grande comandante tem o nome de Big Brother ou em tradução livre “O grande irmão”. Ele observa tudo o que acontece na cidade, através de câmeras em todos os lugares, incluindo os lugares mais íntimos das famílias. Enfim, ninguém pode violar as regras do regime, com possibilidade de até morte. Ali o personagem principal é Winston Smith, oficial do governo, responsável por falsificar registros históricos.
Com romances sendo uma das muitas proibições desse regime totalitário, o que não poderia acontecer, acontece: Winston se apaixona por Júlia, funcionária do Departamento de Ficção. E agora? O que fazer para viver essa paixão? Smith começa a pensar em formas de liderar uma rebelião, com o objetivo de acabar com a ditadura. Será que o amor vai vencer essa guerra? Está curioso? Por isso, leia e mate sua curiosidade.
4. Dom Quixote De La mancha – Miguel de Cervantes
Em certos momentos, nós adultos precisamos aprender alguma coisa com as crianças. Esse romance vem justamente para reafirmar isso. O “Dom Quixote De La Mancha”, de Miguel Cervantes, conta a história de um homem, de meia idade, chamado Quixote, que após ler muitos romances de cavalaria, resolve se tornar um cavaleiro. A partir disso, sai por aí combatendo o mal, com o intuito de encontrar sua amada. Como se isso não bastasse, ele convence Sancho Pansa a acompanhá-lo, dizendo que será recompensado no final de toda a aventura. O resultado dessa jornada poderá surpreender você.
5 – Orgulho E Preconceito – Jane Austen
O clássico britânico, “Orgulho E Preconceito”, da escritora Jane Austen, não poderia ficar de fora da nossa lista. A Obra traz uma história um tanto incomum de romance, escrita entre 1796 e 1797. Ela se passa em Longbourn, na Inglaterra, com a protagonista Elizabeth Bennet, que é uma das cinco filhas do casal Bennet. Na época era muito comum os pais arranjarem casamentos por interesse econômico. Então um jovem rico, chamado Mr. Bingley, vai a cidade. Com isso a família Bennet se empolga, porque quer casar uma de suas filhas com o rapaz.
No entanto, os seus planos acabam frustrados, porque o acompanhante do jovem, Mr. Darcy, o convence que é melhor não casar com a filha mais velha dos Bennet, a Jennet. Apesar disso, o conselheiro se apaixona por Elizabeth que o rejeita justamente por conta do seu conselho ao Mr. Bingley. Será que ele vai conseguir conquistar o coração da Elizabeth?
6. Os Miseráveis – Victor Hugo
O que você faria se ficasse 19 anos na prisão por ter roubado um pão para matar a fome de sua família? Esse caso foi retratado no livro “Os Miseráveis” do autor Victor Hugo. Nele, Jean Valjean, o protagonista, acaba infringindo a lei para não deixar os seus sobrinhos passarem fome. Após ser preso, ele tenta inúmeras vezes fugir, mas acaba recapturado, o que aumenta a sua pena. Ao longo da trama, Jean passa por muitas situações que provam qual é a verdadeira face da sociedade. Além disso, o clássico não deixa de ser uma crítica a França, que na época não tinha uma justiça igualitária. Para quem gosta de emoções fortes, esse livro será muito bom. Depois de ler nos conta o que achou, tá?
7. Dom Casmurro – Machado de Assis
Um idoso em um trem da zona central, piscando os olhos de cansaço. É essa a cena apresentada no início do livro “Dom Casmurro”, de Machado de Assis. O velho começa a relembrar a sua história ao ser abordado por um poeta. Dessa forma, o Bentinho, como é conhecido, revisita o seu passado ao lado de Capitu, o amor da sua juventude. No meio da trama, o jovem vai para o seminário, onde conhece o seu amigo Escobar e ali cultiva uma bela amizade. O que Bentinho não esperava era uma suspeita de traição do seu amigo com o amor de sua vida. De qualquer forma, a grande pergunta que fica é: será que Capitu traiu Bentinho com Escobar ou não passa de uma crise de ciúmes?
8. A Cabana – William P. Young
Já imaginou ter um encontro com Deus? Em “A Cabana”, de Willliam P Young, isso aconteceu com o Mack. O homem, pouco religioso, perdeu sua filha Missy de forma cruel. Os sinais levam a crer que antes de ser assassinada, a garota possa ter sido abusada. Algum tempo depois, ele recebe uma carta misteriosa, que o convida a voltar ao local do crime, uma velha cabana, afastada da cidade. Enfim, será o autor da carta, o assassino de sua filha? Leia e se esbalde em um encontro que poderá impactar sua vida.
9. A série de livros: Crônicas De Nárnia – C.S Lewis
A série de livros do consagrado autor, C.S Lewis engloba sete obras: O Sobrinho Do Mago; O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa; O Cavalo E Seu Menino; Príncipe Caspian; A Viagem do Peregrino Da Alvorada; A Cadeira De Prata; A Última Batalha. Esse Conjunto abarca a jornada de crianças no reino da Nárnia. Elas vivem diversas aventuras nas terras do leão Aslam. Além disso, essa mágica trama encantará tanto adultos como crianças e revelará chaves para mudar sua história.
10. Cristianismo Puro E Simples – C.S Lewis
No livro “Cristianismo Puro E Simples”, C.S Lewis explica, durante um programa de rádio da BBC, em uma série de palestras, a cosmovisão cristã. Aos poucos Lewis, aborda questões mais profundas, como a perda de entes queridos, instigando a reflexão aos seus ouvintes e leitores. Dessa forma, divulgamos um há um trecho da obra para a compreensão da sua profundidade:
“Ele nos cura de nossas ilusões sobre nós mesmos e nos ensina a depender de Deus. Por um lado, aprendemos que não podemos confiar em nós mesmos nem nos nossos melhores momentos; e, por outro lado, que não precisamos nos desesperar mesmo nos piores, pois nossas falhas são perdoadas. A única atitude fatal é nos acomodarmos, dando-nos por satisfeitos com menos do que a perfeição.” Enfim, leia o livro e se delicie!
Depois de conferir os 10 livros que todo mundo deveria ler e ter colocado na sua lista de leitura todas essas obras literárias, chegou a hora de checar as ofertas da Colombo. Nós temos as melhores marcas de tablet e também de estantes para livros. Que tal um sofá para curtir a leitura confortavelmente? Vem conferir, porque aqui nós fazemos o melhor para que você viva a felicidade do seu jeito!