Os pneus são partes essenciais para que o carro funcione de forma adequada. Eles também precisam de cuidados específicos para prolongar a sua vida útil. Porém chega um momento que nem todos os cuidados do mundo são capazes de salvá-los e é nesse momento que devemos trocar eles. Afinal, como saber que chegou esse momento? Hoje vamos te dar algumas dicas para te ajudar a identificar aqueles que já estão carecas e te auxiliar na manutenção do carro. Continue lendo!
Obrigatório por lei
Você sabia que não trocar seus pneus gastos pode fazer você ser multado e receber pontos na carteira? No artigo 230 da legislação de trânsito brasileira afirma que “dirigir veículos em mau estado de conservação” é uma ocorrência grave, e pode resultar em uma multa de R$127 e fazer o motorista perder 5 pontos na carteira. Então, nada de enrolar na hora da troca dos pneus!
Quando devo trocar os pneus do carro?
Em geral, a maioria dos fabricantes estipula a vida útil dos pneus em 5 anos. Contudo, vários fatores podem afetar o jogo e reduzir bastante esse tempo. Ruas e estradas em mau estado de conservação, por exemplo, podem ser uma das responsáveis por desgastar o pneu ainda mais rápido. A maneira como você dirige também pode afetar a durabilidade, já que quem dirige com calma, sem acelerar ou frear bruscamente tende a prolongar a vida útil dos pneus.
Para facilitar a vida dos motoristas, as empresas responsáveis pela produção dos pneus coloca algo chamado Tread Wear Indicator (TWI) que são pequenas riscas entre os sulcos do pneu que indicam a espessura mínima que eles devem ter antes de serem substituídos. E quando chegam nessa marca, é o momento de trocá-los, já que o fato de eles estarem “carecas” pode prejudicar na segurança do carro, e consequentemente de todos que estejam dentro.

Fique atento!
Essas dicas valem apenas para pneus em perfeito estado de conservação. Se você notar, furos, bolhas, rasgos e outras imperfeições, a instrução é trocá-lo imediatamente.