Vantagens do ventilador de mesa, coluna e parede | Blog Colombo
Casa e Decoração

Qual ventilador comprar? Coluna, Mesa ou de Parede

qual ventilador comprar coluna mesa ou de parede

Quando o calor começa a subir, não há nada melhor do que os ventos fresquinhos e agradáveis criados pelo ventilador. Com eles, nossa casa fica com temperaturas mais amenas e nos ajudam a driblar o calor, deixando os ambientes muito mais gostosos e aconchegantes.

Existem vários tipos de ventilador no mercado, e é importante descobrir qual o mais indicado para as suas necessidades. Quer saber um pouco mais sobre cada modelo? Então é só continuar lendo o texto que preparamos!

O que levar em consideração

Primeiramente, para garantir o máximo de conforto no seu dia a dia, escolha um ventilador com os recursos de controle de velocidade e direção do vento que melhor atendem às suas necessidades. Alguns desses recursos são: controle de velocidade em diferentes níveis, oscilação para distribuir o ar fresco por todo o ambiente, inclinação para direcionar o fluxo de ar para onde você precisa, temporizador para praticidade e economia de energia, e controle remoto para operar o produto à distância.

Um ventilador com controle remoto oferece praticidade, conforto e bem-estar para o seu dia a dia. Ligue, desligue, ajuste a velocidade e oscile o ventilador sem precisar se levantar, programe o timer para desligamento automático, desfrute de ajustes personalizados sem se deslocar até o aparelho. Assim você tem mais autonomia e conforto com mobilidade reduzida, e evite acidentes e quedas.

Encontrar o ventilador perfeito para cada ambiente exige atenção à metragem, necessidade de ventilação e características do aparelho. Para ambientes pequenos (até 10m²), ventiladores de mesa ou coluna com potência de até 30W são suficientes. Já para ambientes médios (10m² a 20m²), opte por ventiladores de coluna com potência entre 30W e 50W e oscilação, para maior alcance do vento. Em ambientes grandes (acima de 20m²), invista em modelos com potência superior a 50W, hélices grandes e potentes, para garantir ventilação eficaz.

Nível de ruído

Antes de mais nada, saber o nível de ruído do produto é importante para deixar o local agradável. Para o quarto, priorize modelos com níveis de ruído inferiores a 30 decibéis. Na sala, um ventilador com nível entre 30 e 40 decibéis, garantindo conforto sem incomodar a conversa ou a TV. Já para o escritório, opte por modelos com menos de 45 decibéis, para um ambiente de trabalho concentrado e produtivo. Lembre-se de considerar também a potência, função oscilação, controle remoto e temporizador na sua escolha.

Segurança

A segurança é fundamental ao escolher um ventilador perfeito para sua casa. Proteção contra superaquecimento, grade de proteção, base antiderrapante e certificação do INMETRO são alguns dos diferenciais que você precisa encontrar. Opte por modelos com desligamento automático em caso de superaquecimento, com grade fina e resistente ideal para casas com crianças e animais de estimação.

1 – Ventilador de Coluna

O ventilador de coluna é uma excelente opção para ventilar ambientes amplos. Ele normalmente é mais potente que os outros modelos, então consegue carregar a brisa com a temperatura mais baixa por todo o cômodo. Além disso, não necessita de nenhum apoio e pode ficar em qualquer cômodo.

2 – Ventilador de Parede

O ventilador de parede é mais indicado para ventilar espaços amplos e mais industriais, como igrejas, escritórios, lojas, etc. Ele possui alta potência e várias opções de ventilação, o que permite que você adeque sua velocidade às necessidades do local sem ocupar espaço no chão.

3 – Ventilador de Mesa

Esse é o modelo mais comum presente nas casas brasileiras. Ele se parece bastante com o ventilador coluna, porém sua altura é mais baixa e precisa de apoio em alguma superfície para conseguir ventilar os cômodos. Ele é ideal para locais menores como os quartos, já que suas várias velocidades podem amenizar o calor do verão sem dificuldade, além de serem bastante silenciosos.