Mudar de endereço pode transformar a casa, mas principalmente a sua cozinha. Isso porque nem todos os apartamentos e/ou condomínios recebem o mesmo fornecimento e tipo de gás. Quer entender melhor o que é, e quais as diferenças entre o gás GLP e o Gás Natural? Confira logo abaixo.
Qual é o Gás GLP?
O gás liquefeito de petróleo é o mais utilizado, encontrado em botijões de gás de cozinha. Nesse tipo a energia da utilização é mais limpa. Sua produção não possui resíduos tóxicos, sendo a escolha mais consciente para o meio ambiente. O gás GLP costuma chegar em todos os lugares e não tem necessidade de obras de instalação. A composição desse tipo de gás é variável, sua chama não é estável. Também é mais pesado que o ar e tende a se acumular no ambiente em caso de vazamento.
Gás Natural
O gás GN, já bastante conhecido como gás de rua ou encanado, é composto por hidrocarbonetos e são levados por meio de encanamentos até sua casa. É mais leve e dissipa rapidamente no ar em caso de vazamentos e dispensa o armazenamento, além da maioria dos distribuidores contar com sistema de segurança que interrompe o fornecimento em caso de vazamentos. Esse tipo de gás é mais comum em condomínios e pode exigir adaptações dos eletrodomésticos já utilizados pela família. Se você acabou de se mudar para um endereço em que o fornecimento é GN, é possível adaptar o fogão entrando em contato com o fabricante. Mas se você for adquirir um novo eletro para a cozinha, confira o manual do produto ou as especificações técnicas.
Gás GLP ou Gás Natural?
O gás liquefeito de petróleo tem abastecimento a granel, pode se encontrar e armazenar, permitindo o seu estoque, além de possuir eficiência superior ao gás natural. O gás de cozinha garante maior durabilidade dos equipamentos e menor custo de manutenção. Já o gás natural conta com um fornecimento mais seguro e a praticidade de não se preocupar com a troca do botijão, no entanto, não permite o seu estoque e o consumidor pode sofrer com interrupções de fornecimento caso haja manutenções na região.
Muitas vezes não há a oportunidade de escolher entre GN e GLP em função do sistema do condomínio. No entanto, os dois sistemas são considerados seguros e possuem um composto de enxofre chamado Mercaptan, que permite que você identifique o vazamento. Além do mais, os dois contam com medição individualizada do consumo de gás.
Resumindo GLP x GN:
Agora que você já sabe qual é o gás GLP e qual é o gás Natural, além das vantagens e desvantagens de cada um, fica mais fácil na hora de escolher ou adaptar o seu eletrodoméstico. Você pode fazer a conversão junto ao fabricante, verifique a possibilidade da primeira conversão ser gratuita, desde que ocorra no período de garantia!
Em nosso site você encontra tudo o que precisa, de eletrodomésticos e eletroportáteis, com uma imensa variedade de modelos e marcas. Acesse e confira!