8 dicas para escolher o guarda-roupa ideal | Blog Lojas Colombo
Casa e Decoração

Dicas para Escolher o Guarda-Roupa Ideal

iStock 1167553437

Escolher o guarda-roupa ideal é fundamental para manter seu quarto organizado e funcional. Neste guia, compartilhamos dicas importantes para auxiliá-lo na escolha do melhor guarda-roupa para suas necessidades. Desde o aproveitamento do espaço até o design e materiais, encontraremos o roupeiro perfeito para você. 

Com efeito, lembre-se que o ambiente também fica mais aconchegante baseado nas escolhas para uma decoração. E quando o assunto é quarto, o guarda-roupa tem o lugar garantido. Dessa forma, é indispensável seguir boas dicas para escolher o móvel. 

Enfim, listamos tudo que você precisa avaliar na hora de escolher o móvel ideal pra colocar no seu quarto!

1. Medidas

A primeira coisa a se fazer é medir o espaço reservado para o móvel, utilize uma trena para fazer a medição de largura x comprimento x altura. Também é necessário levar em consideração a quantidade de roupa, analise a quantas roupas você tem e a quantidade de pessoas que irão utilizá-lo, não adianta comprar algo pequeno para ganhar espaço no quarto e suas roupas ficarem amontoadas dentro dele.

Uma boa opção é escolher móveis funcionais com amplo espaço interno, gavetas e cabideiros. Então se o espaço for pequeno, opte por armários com portas de correr. Se for um móvel para o casal, geralmente as mulheres precisam de mais espaço. 

Seja um guarda-roupa casal ou guarda-roupa solteiro, a melhor opção é sempre fazer a medição correta do ambiente e do móvel, então não esqueça a dica!

2. Modelos

De fato, escolher um modelo pode não ser tão simples devido a diversidades existentes no mercado, de duas portas são bastante compactos e individuais. Já os guarda-roupas de quatro portas são ótimos para quem não precisa guardar nada além das roupas, dispensando lugares para acessórios e roupas de cama. Os maiores são de 8 portas, ideais para casais. Uma observação importante é prestar atenção no espaço necessário de abertura das portas. O recomendado é deixar 60 cm livres à frente do móvel.

roupeiro-2

3. Espaço Interno

Analise bem a parte interna, já existem modelos com espaços bem democráticos e diferenciados. Um bom exemplo, é o Roupeiro Kappesberg de 6 portas, com destaque para os calceiros de um lado, ideal para os homens, e do outro lado, espaço para vestidos, agradando bastante às mulheres. Nichos também são ideais para organização do guarda-roupa, pois além de serem ótimos para peças de linha, também comportam bolsas, caixas e acessórios. Agora, caso não possua uma cômoda, não deixe de considerar os modelos com gavetas internas para guardar suas roupas íntimas, lenços, meias e acessórios.

roupeiro-3

4. Organização

Outro fator a ser levado em conta na hora de escolher seu guarda-roupa é a organização, e isto, pode ser bastante influenciado pelo desenho do móvel.  Alguns modelos também contam com sapateiras e maleiros para otimizar a organização do ambiente.  Os modelos com espelhos na porta, além da funcionalidade, também auxiliam na sensação de amplitude do espaço,  truque muito usado por profissionais de decoração para quem mora em apartamentos pequenos, por exemplo.

5. Material

É muito importante também escolher um móvel de qualidade, para que tenha uma boa durabilidade e compense o investimento. Há diversas opções de materiais e acabamentos. Os melhores materiais para guarda-roupas e os  mais utilizados na fabricação de móveis em geral, são o MDF e o MDP, feitos a partir de madeiras de reflorestamento e resina sintética, que conferem um bom desempenho e ainda contam com tratamento anti fungo.

roupeiro-4

6. Durabilidade

A durabilidade de um móvel também é importante, principalmente se você pensa em não comprar outro pelos próximos cinco anos, pelo menos. O melhor material para guarda-roupa que prioriza essa característica é os modelos em MDF, um painel de fibra composto por vários tipos de fibra de madeira prensada, que garante mais durabilidade e resistência ao roupeiro. O Guarda-roupa casal Royale, por exemplo, é feito 100% em MDF e com acabamento com pintura de Poliéster que confere alta resistência, maior proteção e durabilidade ao móvel.

7. Resistência

Assim como a durabilidade, a resistência da peça também é algo importante para se atentar na hora de escolher o modelo ideal. Composto por painel de partículas ao invés de fibra. O MDP é bastante utilizado nas partes internas dos guarda-roupas. Isto porque, enquanto, o MDF garante a durabilidade das partes externas, o MDP complementa com a sustentação interna graças a sua resistência à atração de pesos.  A combinação dos dois materiais potencializam o resultado, os  colocando como melhores e mais usados materiais para guarda-roupas no mercado.

roupeiro-5

8. Madeira Maciça

Investir em móveis de matéria-prima nobre pode ser uma ótima decisão, principalmente se você preza por maior qualidade, resistência e durabilidade por ser resistentes a mais atritos e danos em geral. Considerada um dos melhores materiais para guarda-roupa por se tratar da madeira pura utilizada no corte, é utilizada em vários tipos de móveis e muito usada na fabricação de guarda-roupas.

Avalie o Espaço Disponível e Necessidades de Armazenamento

 Na hora de comprar um guarda-roupa, fique atento ao espaço disponível no ambiente e avalie ainda as suas necessidades de armazenamento. Se o quarto for pequeno, um guarda-roupa com portas de correr, visto que economiza um bom espaço. Agora se o quarto for grande, não há necessidade de otimizar o espaço com portas de correr e nesse aspecto portas de abrir podem ser mais adequadas. 

Ademais, verifique a funcionalidade do guarda-roupa, quantidade de roupas e objetos que precisa guardar. Por exemplo, se você tem muitas roupas, o ideal é um móvel com muitos cabideiros. Já se tem muitos sapatos, escolha um modelo com bastante prateleiras. 

Guarda-Roupa Sob Medida: Uma Opção Personalizada

Caso as opções já prontas não tenham te agradado, você pode montar um guarda-roupa sob medida, totalmente personalizado para atender às suas necessidades. Apenas tenha em mente que o preço deste produto será bem mais caro. 

Em contrapartida, há ainda o guarda-roupa modulado, que é de partes pré-fabricadas, tendo a possibilidade de combinar facilmente com tudo para suprir as coisas que você precisa.  A vantagem é que essa opção traz tantos resultados como adquirir um móvel sob medida.  

Para decidir entre guarda-roupa planejado ou modulado, sempre avalie cuidadosamente suas necessidades e preferências. Não se esqueça de adquirir um modelo com qualidade e durabilidade para garantir sua satisfação a longo prazo.

Escolha do Material: Durabilidade e Estilo

Quando o assunto é material do guarda-roupa, podemos elencar três principais materiais: MDF, MDP e madeira maciça.O MDF é leve, maleável, boa durabilidade e resistência, ideal para acabamentos e todos os tipos de revestimentos e absorve umidade mais facilmente. 

Já o MDP suporta mais peso que o MDF. O lado negativo é que é pouco maleável, sendo aplicado em estruturas internas e também em prateleiras. Por último, é leve mesmo com uma estrutura mais firme. 

Por outro lado, a madeira maciça contém qualidade superior, resistência e durabilidade. Além disso, aguenta mais atritos e danos em geral, mas tem dificuldade de transporte e praticidade e é menos maleável. 

Organização Interna: Prateleiras e Gavetas para Guarda-Roupa

Após pensar nos materiais do móvel, chegou o momento da organização interna. A dica aqui é organizar uma boa parte das roupas em cabides, se o guarda-roupa for grande. Caso não seja possível, dívida, coloque um pouco em cabide e outro pouco em prateleiras dobradas. 

Além disso, você precisa saber como arrumar sapatos e tênis. Nesse caso, caixas de acrílico transparentes podem ajudar a manter a organização, além de serem fáceis para a identificação dos pares. 

Se tiver muitas coisas para guardar,invista em um com muitas gavetas, pois vai precisar. Agora se não tiver muitas coisas, o espaço excessivo das gavetas não é necessário. 

Agora ficou bem mais fácil, não é? Se você gostou das minhas sugestões ou quer ver outros modelos acesse a seção de guarda-roupas e escolha o seu! E se precisa de outras dicas de como escolher o melhor guarda-roupa infantil, clique aqui e confira!

Ana Medeiros

Ana Medeiros escreve no blog A Casa que a minha Vó Queria, é apaixonada por decoração e adora dicas práticas e sem complicações na hora de deixar seu lar doce lar uma beleza. É convicta que a nossa casa é o lugar onde construímos as melhores lembranças da vida.